APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS (AET)
- Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos.
- Explorar acontecimentos, atuais ou históricos, que documentem a natureza do conhecimento científico.
- Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes.
- Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.
- Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
- Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia.
Domínio Organizador | Reprodução e manipulação da fertilidade
BIO 1. Reprodução Humana
Manual | pág. 010 à 030
- Explicar a gametogénese e a fecundação aplicando conceitos de mitose, meiose e regulação hormonal.
NÃO CONTEMPLADO PELAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
Manual | pág. 031 à 039
Desenvolvimento embrionário e desenvolvimento fetal
BIO 2. Manipulação da fertilidade
Manual | pág. 040 à 057
- Interpretar informação relativa a intervenções biotecnológicas que visam resolver problemas de fertilidade humana.
- Interpretar situações que envolvam processos de manipulação biotecnológica da fertilidade humana (métodos contracetivos, diagnóstico de infertilidade e técnicas de reprodução assistida).
- Explorar informação sobre aspetos regulamentares e bioéticos associados à manipulação da fertilidade humana.
- Planificar e executar atividades práticas (ex. pesquisa, entrevista a especialistas, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, organização de folhetos, exposições ou debates) sobre aspetos de fertilidade humana.
Domínio Organizador | Património genético
BIO 3. Património genético
Manual | pág. 058 à 096
- Interpretar os trabalhos de Mendel (mono e diibridismo) e de Morgan (ligação a cromossomas sexuais) valorizando o seu contributo para a construção de conhecimentos sobre hereditariedade e genética.
- Explicar a herança de características humanas (fenótipos e genótipos) com base em princípios de genética mendeliana e não mendeliana (grupos sanguíneos Rh e ABO, daltonismo e hemofilia).
- Realizar exercícios sobre situações de transmissão hereditária (máximo de duas características em simultâneo, usando formatos de xadrez e heredograma).
NÃO CONTEMPLADO PELAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
Manual | pág. 081 à 086
Ligação fatorial
Interações génicas
BIO 4. Alterações do material genético
Manual | pág. 097 à 129
- Explicar exemplos de mutações génicas e cromossómicas (em cariótipos humanos), sua génese e consequências.
- Interpretar informação científica relativa à ação de agentes mutagénicos na ativação de oncogenes.
- Explicar fundamentos básicos de engenharia genética utilizados para resolver problemas sociais.
- Interpretar informação sobre processos biotecnológicos de manipulação de ADN (obtenção de ADNc, amplificação de amostras de ADN por PCR, impressão digital genética, transformação genética de organismos).
- Avaliar potencialidades científicas, limitações tecnológicas e questões bioéticas associadas a casos de manipulação da informação genética de indivíduos (diagnóstico e terapêutica de doenças e situações forenses).
- Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa de informação, entrevistas a especialistas, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, organização de exposições ou debates) sobre manipulação de ADN.
NÃO CONTEMPLADO PELAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
Manual | pág. 098 à 101
Regulação do material genético (o operão lac)
Manual | pág. 121
Técnica do DNA recombinante
Domínio Organizador | Imunidade e controlo de doenças
BIO 5. Sistema imunitário
Manual | pág. 130 à 175
- Explicar processos imunitários (defesa específica/ não específicas; imunidade humoral/ celular, ativa/ passiva).
- Interpretar informação sobre processos de alergia, doença autoimune e imunodeficiência.
- Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa de informação, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, entrevistas a especialistas, exposições ou debates) sobre saúde do sistema imunitário.
BIO 6. Biotecnologia no diagnóstico e terapêutica de doenças
Manual | pág. 176 à 189
- Interpretar informação relativa a intervenções biotecnológicas que visam resolver problemas de diagnóstico e controlo de doenças.
- Explicar a importância dos anticorpos monoclonais em processos de diagnóstico e terapêutica de doenças.
Domínio Organizador | Produção e alimentos e sustentabilidade
BIO 7. Microrganismos e Indústria Alimentar
Manual | pág. 190 à 231
- Explicar processos de transformação de alimentos por microrganismos, aplicando conceitos de metabolismo.
- Interpretar dados experimentais sobre atividade enzimática (efeito de temperatura, pH, inibição competitiva e não competitiva), aplicando conhecimentos de biomoléculas.
- Realizar procedimentos laboratoriais/ experimentais sobre ação enzimática.
- Interpretar informação relativa a intervenções biotecnológicas que visam resolver problemas de produção e conservação de alimentos.
- Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa de informação, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, entrevistas a especialistas, exposições ou debates) sobre processos de conservação de alimentos.
BIO 8. Exploração das Potencialidades da Biosfera
Manual | pág. 232 à 281
- Avaliar argumentos sobre vantagens e preocupações relativas à utilização de OGM na produção de alimentos.
- Comparar métodos de controlo de pragas (biotecnológicos/ biocidas) em termos de eficácia e impactes.
BIO 9. Poluição e Degradação de Recursos
Manual | pág. 282 à 313
- Interpretar dados relativos a uma situação de contaminação de ar, água ou solo (que seja relevante e/ou próxima dos alunos).
- Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa, entrevistas, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, organização de folhetos, exposições ou debates) sobre contaminantes, efeitos e remediação biotecnológica.
BIO 10. Crescimento da População Humana e Sustentabilidade
Manual | pág. 314 à 324
- Realizar intervenções de cidadania responsável (exequíveis e fundamentadas) orientadas para prevenir/ minimizar/ remediar a problemática em estudo e promover o uso sustentado dos recursos naturais.